Mestrado - Educação Financeira como um Moderador da Influência das Emoções na Tolerância ao Risco Financeiro

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
23/11/2020 - 14:00 até 17:00

Henrique Russo Pinheiro Machado

Mestrado - Educação Financeira como um Moderador da Influência das Emoções na Tolerância ao Risco Financeiro

Orientador: Prof. Dr. Fernando Carvalho de Almeida

Comissão: Profs. Drs. Gilberto Perez, Keitiline Ramos Viacava e Abraham Sin Oih Yu

Link youtube: https://youtu.be/Ilps8iupuNg

Resumo*

Ainda há muito para ser descoberto sobre o papel que as emoções desempenham nas decisões de risco. A principal contribuição dessa pesquisa é ter encontrado que a educação financeira moderou a influência da ansiedade incidental em escolhas de risco em um contexto de risco de investimentos. É relevante uma vez que os indivíduos estão sendo cada vez mais responsáveis em economizar dinheiro para suas aposentadorias e/ou eventos inesperados. Foi testada a extensão em que indivíduos com mais alta educação financeira são capazes de moderar a influência da ansiedade incidental na tolerância ao risco em contextos distintos de decisão financeira (risco de investimentos; risco em eventos futuros). Também foram investigadas as direções distintas (favorável ao risco/aversão ao riso) que emoções incidentais específicas influenciam a tolerância ao risco financeiro dos indivíduos, assim como o impacto mediador dos contextos das decisões. O prazer incidental foi responsável por uma mais baixa percepção de risco em eventos futuros (mas não em um contexto de risco de investimentos). A tristeza incidental influenciou o risco de investimentos na direção de tomar risco (mas não influenciou a tolerância ao risco no contexto de eventos futuros). Ao contrário da abordagem de valência, a ansiedade incidental (mesma valência negativa da tristeza) influenciou o risco de investimentos na direção da aversão ao risco, mas não influenciou a percepção de risco em relação a eventos futuros.

*Resumo fornecido pelo fornecidor

Voltar para a página de eventos