Mestrado - Determinantes Da Adoção Dos Meios De Pagamento Digital

Alexandre da Silva Sobral

Mestrado - Determinantes Da Adoção Dos Meios De Pagamento Digital

Orientador: Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Comissão: Profs. Drs. Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Marcos Luppe e Neusa Santos

Link YouTube: https://youtu.be/iG6fjhKTDmM

Resumo*

O varejo, como muitos outros setores, está passando por transformações relevantes, sendo algumas delas, consequências diretas da tecnologia. Esta fortaleceu não só o varejista como, principalmente, o consumidor. Essa nova condição de um cliente conectado acessando informações de produtos e serviços, ampliou as possibilidades de interação, impactando inclusive a forma que fazem suas transações financeiras, viabilizando o surgimento de novas ferramentas e meios de pagamento digital.
O tema dessa dissertação está inserido nesse contexto, cujo objetivo será examinar os determinantes da adoção desses meios de pagamento digital pelos consumidores brasileiros. Essa análise se dará a partir de uma investigação sistemática apoiada pelo modelo UTAUT 2 e da Teoria da Resistência à Inovação, tendo como referência o estudo similar realizado na Índia apresentado por Sivathanu (2019). A pesquisa foi aplicada para uma amostra não probabilística, tendo suas questões fundamentadas com base nas variáveis apontadas nas teorias citadas. A análise dos resultados foi feita a partir da Modelagem de Equações Estruturais Partial Least Squares (PLS- SEM). O resultado gerou uma relevância preditiva de nível médio referente aos determinantes levantados no modelo UTAUT 2. A confiabilidade composta e a validade convergente foram adequadas para todos os itens, exceto para barreira de risco.
Por meio desses resultados, existe uma expectativa de contribuir com o conhecimento referente à adoção dos meios de pagamento digital no Brasil, utilizando modelos de aceitação tecnológica. A aplicação da técnica de modelagem estrutural pode contribuir na ampliação do conhecimento de alternativas de análise de dados e estimular novos estudo direcionados a evolução dos meios de pagamento digital no Brasil, tema relevante, mas ainda pouco abordado nas áreas de ciências sociais aplicadas.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos