Doutorado - Utilização de sistemas de inteligência de negócios em empresas de serviços

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
16/02/2018 - 13:00 até 16:00

 

Eric Bacconi Gonçalves

Doutorado: Utilização de sistemas de inteligência de negócios em empresas de serviços

Local: na sala 217, FEA-5

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Gouvêa

Comissão: Profs. Drs. Daielly Melina Nassif Mantovani Ribeiro, Milton Carlos Farina, Nildes Raimunda Pitombo Leite e Marcos Vinícius Cardoso


Resumo*

O presente trabalho teve como objeto entender os fatores que facilitam a utilização de sistemas de Business Intelligence em empresas de serviços. Para isso utilizou um modelo Expectation-Confirmation Theory  (ECT) adaptado para avaliar o que favorece a aceitação do sistema, além dos constructos do modelo original proposto por Bhattacherjee (2001b): Confirmação, Satisfação, Utilidade Percebida, Intenção Comportamental de Uso e Continuidade de Uso; foram incluídos três constructos no modelo adaptado: Hábito, Qualidade da Informação e Estratégia Direcionada pela Tecnologia.
Após a validação de um questionário do tipo survey por especialistas, o instrumento foi enviado para usuários de Sistemas de BI e obteve 81 respondentes funcionários de empresas de serviços. As conclusões apontam que a maior parte das hipóteses foi confirmada, exceto o efeito moderador do Hábito na Continuidade de Uso e a influência da Estratégia Direcionada pela Tecnologia.
Pode-se destacar as contribuições acadêmicas e gerenciais deste trabalho. Como contribuição acadêmica, destacam-se: a construção do referencial teórico sobre Business Intelligence, Big Data, Aceitação de Tecnologia, Estratégia e Empresas de Serviços; e o entendimento sobre a relação dos fatores que influenciam a aceitação de um sistema de BI no mercado brasileiro de serviços. Na implicação gerencial, ressalta-se a conclusão que o fato de a estratégia da empresa ser direcionada pela tecnologia não afetar positivamente a utilidade percebida do sistema de BI, isto pode ser um indício que, independentemente de como o empregado identifica a estratégia da empresa, ele percebe o valor do sistema de BI, o que indica que a ferramenta é útil não apenas para cenários de empresas tecnológicas.
O trabalho permitirá diversos desdobramentos e análises alternativas, por seu ineditismo e detalhamentos obtidos sobre os aspectos teóricos selecionados.

*Resumo fornecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos