Doutorado: Estratégias de apropriação de valor: conectando a visão baseada em recursos à teoria de direitos de propriedade

Tipo de evento:
Defesa
Data e hora:
12/02/2019 - 14:00 até 17:00

Camila Dias De Sá

Orientadora: Profa. Dra. Maria Sylvia Macchione Saes

Comissão: Profs. Drs. Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho, Paulo Roberto Feldmann, José Maria Ferreira Jardim da Silveira e Guilherme Fowler de Avila Monteiro

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo *

Esta tese de doutorado examina as estratégias de apropriação de direitos de propriedade intelectual (DPIs), desenvolvidas e adotadas pelas firmas. O estudo argumenta que a abordagem teórica tradicional sobre o assunto, que é baseada no trabalho seminal de Teece (1986) “Lucrando com a inovação tecnológica”, não é adequada para circunstâncias não triviais, fora do setor industrial e manufatureiro, governadas por DPIs sui generis. Para entender os esforços de apropriação de DPIs realizados pelas firmas inseridas nesses ambientes peculiares, este estudo sugere a integração da Teoria de Direitos de Propriedade com a abordagem estratégica da Visão Baseada em Recursos como. Baseia-se na perspectiva da Economia dos Direitos de Propriedade, especialmente no trabalho de Barzel (1997), que conceituou os recursos como uma cesta de atributos para os quais individualmente podem ser atribuídos direitos de propriedade. Partindo dessa definição, que foi estendida por Foss e Foss (2005, 2006), com o argumento de que a habilidade do detentor do recurso em extrair e sustentar valor depende se o mesmo detém direitos de propriedade garantidos sobre o atributo relevante, propõe-se o desmembramento dos atributos dos recursos, como estratégia para apropriação de valor. Com o intuito de testar as proposições teóricas eu desenvolvi um estudo de caso duplo que compreende o melhoramento vegetal de soja e algodão no Brasil. Para situar o leitor neste contexto empírico, um dos capítulos da tese explica as dimensões organizacionais, institucionais e competitivas do setor de melhoramento de sementes. O estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com obtentores de plantas e complementado com estatísticas descritivas a partir de dados oficiais. O principal achado da pesquisa refere-se à ideia de que o acesso aos direitos econômicos de um recurso pode ser desmembrado por meio do acesso à alguns atributos, para os quais podem ser atribuídos direitos de propriedade individuais. Por sua vez um indivíduo ou firma pode se beneficiar da proteção superior conferida por apenas único atributo relevante do recurso. A tese se encerra com algumas reflexões sobre as implicações dos achados de forma mais generalizada e particularmente em relação ao futuro do melhoramento de plantas no Brasil.

*Resumo fornecido pelo autor

Voltar para a página de eventos