Doutorado - A efetividade dos MOOCs através da experiência dos usuários

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
17/05/2018 - 14:00 até 17:00

FERNANDO ANTONIO DE MELO PEREIRA    
Doutorado - A efetividade dos MOOCs através da experiência dos usuários
Local: Sala 207, FEA-5
Orientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Gouvêa
Comissão: Profs. Drs. Anatalia Saraiva Martins Ramos, Daielly Melina Nassif M. Ribeiro, Milton Carlos Farina e Bernadete de Lourdes M. Grandolpho

Resumo*

A efetividade dos MOOCs através da experiência dos usuários

O MOOC (Curso Online Aberto e Massivo) é uma tecnologia emergente em educação, uma evolução natural do e-learning e que apresenta um forma disruptiva de ensino. Apesar disso, muitos estudos que focam na evolução do e-learning, ignoram as particularidades dos cursos massivos, que inclui a conectividade, o processo de avaliação, as comunidades virtuais, os impactos culturais e econômicos, entre outros. Este estudo buscou investigar as determinantes da satisfação e da continuidade uso em cursos MOOCs na perspectiva dos estudantes. Através de um survey online, 890 usuários das plataformas mais populares em MOOCs fizeram uma auto-avaliação sobre a performance e o uso de ferramentas utilizadas nos cursos. Para gerar um modelo teórico, foram utilizadas uma revisão bibliométrica e sistemática com meta análise, além de métodos de escalas de mensuração, incluindo a Teoria da Resposta ao Item, random forest, variância comum ao método e análise fatorial. O modelo foi validado através da modelagem de equações estruturais. Entre os principais resultados, destaca-se que a qualidade, usabilidade e o valor impactam na performance dos usuários nos cursos. Aliado a performance, utilizar recursos de interatividade e aprendizagem colaborativa geram maior aderência dos usuários ao formato de ensino dos MOOCs. Tanto a performance como a aderência aos MOOCs geram mais satisfação e consequente desejo de continuar realizando os cursos nas plataformas de ensino. Além disso, o engajamento do usuário é crucial para gerar satisfação. O estudo contribui no avanço e amadurecimento das pesquisas sobre o tema, principalmente no âmbito empírico e convergentes ao movimento dos MOOCs como um modelo de negócio encabeçado pelas universidades. No campo metodológico, o estudo contribui com a literatura de métodos quantitativos por explorar métodos emergentes em escalas de mensuração e se complementando a métodos tradicionais. 

* texto fornecido pelo autor

 

Departamento:

Voltar para a página de eventos