Doutorado - As atividades de marketing no varejo farmacêutico: um estudo em farmácias independentes e redes

Tipo de evento: 
Defesa
Data e hora: 
24/01/2019 - 14:00 até 17:00

 

Tatiana Ferrara Barros 

Doutorado - As atividades de marketing no varejo farmacêutico: um estudo em farmácias independentes e redes 

Orientador: Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar 

Comissão: Profs. Drs. Guilherme de Farias Shiraishi, Natani Carolina Silveira e Maria do Carmo Romeiro

Local: Sala 217, FEA-5

Resumo*

As drogarias são o único canal de distribuição que tem autorização, no Brasil, para a venda de medicamentos. Este setor está submetido a uma série de legislações que regulam o seu funcionamento. Existem regulamentações para a precificação, promoção e venda por meio de  comércio eletrônico. Além de medicamentos, no Brasil, a legislação estabelece que as farmácias podem oferecer também cosméticos, produtos de higiene, suplementos alimentares e ainda prestar serviços farmacêuticos. Há diversos tipos de varejo farmacêuticos: farmácias independentes, pequenas, médias e grandes redes que podem ainda pertencer a  formatos como associativismo e  franquias. Dada a complexidade das drogarias é relevante um estudo sobre como são desenvolvidas as atividades de marketing neste setor, uma vez que poucos trabalhos discutem o tema. Sendo Assim, o presente trabalho propõe-se a verificar quais as atividades de marketing são desenvolvidas pelos varejistas do setor farmacêutico, em especial as drogarias. Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como método a entrevista em profundidade com oito profissionais que atuam em drogarias e que são responsáveis pelas  decisões de marketing. Como resultado pode-se perceber que dentre as empresas entrevistadas há um alto grau de profissionalização nas atividades de marketing, mesmo em farmácias de pequeno porte.

*Resumo forecido pelo autor

Departamento:

Voltar para a página de eventos